Caro Aparecido.
Não sou intelectual, analista politico e muito menos politico. Não sei escrever, não sei falar e portanto uso meu cerebro mais para aprender. Peço a voce de antemão perdão pelos erros que com certeza cometerei.
Começamos ontem um dialogo enriquecedor sobre a diferença entre democracia e ditadura.
O que é Democracia?
De acordo com a primeira definição que encontrei na Wikipedia:
("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos.
Para alguns de voces não pode haver democracia de esquerda. Pois somente regimes capitalistas de governo comportam estas premissas. Governo do povo é somente aquele que é norteado pelas exigencias dos Estados Unidos. O resto é ditadura do proletariado (termo antigo).
O que entendo por democracia é o sagrado direito que um povo tem de viver conforme suas vontades.
Para não fugirmos do exemplo que discutiamos voltemos ao caso Venezuelano. Se o povo daquele país deseja o moto-continuum o Gov Chaves e o reelege ad-infinitum isto não é DEMOCRATICO? Porque Chaves não trilha a cartilha do G-7 ele se torna um DITADOR DEMONIACO?
Mas o Chaves usou armas para impor seu poder! Dizem alguns. E foi rechaçado pela elite dominante à época! Só assumiu quando ganhou sua eleição DEMOCRATICA segundo padrões vingentes.
Não discuto com voce amigo se Chaves faz um pessimo Governo. Ele faz!
Não discuto se ele é fanfarrão e irresponsavel. Ele é!
Discuto o direito dos cidadãos Venezuelanos gostar do sujeito! E até onde enxergo eles o ADORAM.